quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Le Natal

O período chegou ao fim, e com isto todos sabemos o que se aproxima. O Natal está aí à porta e estamos todos ansiosos.
Para celebrar o início da época festiva, faremos uma espécie de resumo do nosso primeiro período. Foi um período longo (cerca de 3 meses) e durante este tempo abordámos diversas áreas relativas às tecnologias de informação e comunicação. Falámos de multimédia, da imagem, do texto, dos ambientes virtuais interativos e não interativos, imersivos e não imersivos. De entre todos eles, o mais interessante foi, provavelmente a imagem, que nos possibilitou uma maior participação nos trabalhos, uma vez que deixámos de procurar por imagens exemplificavas, passando a fazê-las nós próprios  no programa CorelDRAW. Foi um primeiro período produtivo e satisfatório, sendo que tanto os trabalhos apresentados em separado como o próprio blog em si superaram as nossas expectativas.
Esperamos que todos tenham um bom Natal e um excelente Ano Novo, e que 2017 seja tão bom ou melhor do que 2016!




Cumps;
-Rivo!


segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Le Organização de Objetos

Aqui apresentamos os diferentes modos de organização de objetos.


Le Preenchimento

No que toca à utilização do Corel, estivemos a experimentar os diversos modos de preenchimento assim como contornos. Deixamos aqui a nossa experiência neste tema:
Contornos

 

Le Ferramentas Interativas

Neste trabalho explorámos diversas ferramentas interativas, desde o sombreamento, preenchimento e desenho inteligente, distorcer, entre outras, e apresentamos os resultados na experiência.


segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Le Corel

Introduzido o programa CorelDRAW, começámos a trabalhar e explorar o mesmo. aqui deixamos o resultado da nossa primeira experiência com este programa:





Esperemos que gostem da nossa obra de arte!

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Le Formatos de Ficheiros

Tipos de métodos de compressão de dados

  •   Método de compressão de dados com perda: é quando a informação obtida após a descompressão é diferente da original (antes da compressão), mas suficientemente "parecida" para que seja de alguma forma útil. Este tipo de compressão é frequentemente utilizado para compactar áudio e vídeo para a Internet( BPM, JPEG, Fractal compression, Wavelet compression)
    
  • Método de compressão de dados sem perdas: quando a compressão, seguida pela descompressão, preserva integralmente os dados da imagem.(GIF, PNG, JPEG 2000, TIFF)


Formatos de ficheiros

No que toca ao formato, as imagens podem ser ficheiro de imagens Bitmap ou Vetorial.
Dentro ainda dos formatos bitmap, podemos ter:
  • BMP: formato muito popular, devido ao programa de pintura do Windows, o Paint. É o formato mais comum e não inclui, até ao momento, nenhum algoritmo de compressão. Um ficheiro BMP é um ficheiro de imagem gráfico que armazena os pixéis sob a forma de quadro de pontos e gerindo as cores, quer em cor verdadeira, quer graças a uma palete indexada.
  • GIF: é uma sigla para Graphics Interchange Format, e é outro formato bastante popular na internet. Assim como o JPEG, gera arquivos de tamanho reduzido, no entanto, seu uso não é muito comum em fotografias, já que é capaz de trabalhar com apenas 256 cores (8 bits). O padrão tem a capacidade de suportar animações. Em outras palavras, o GIF passou a permitir a inserção de uma sequência de imagens em um único arquivo. 
    O formato GIF ainda tem outro diferencial: é capaz de permitir um efeito conhecido como fundo transparente. O GIF também utiliza compressão, mas esta não causa perda de qualidade.
  • JPEG: esta sigla significa Joint Photographic Experts Group e é um dos padrões mais populares por aliar duas características importantes: oferece níveis aceitáveis de qualidade de imagem e gera arquivos de tamanho pequeno quando comparado a outros formatos, facilitando o seu armazenamento e a sua distribuição. Este formato utiliza compressão de imagens.
  • PDF: é uma sigla referente a Portable Document Format, e é um formato de arquivo, desenvolvido pela Adobe Systems em 1993, para representar documentos de maneira independente do aplicativo, do hardware e do sistema operacional usados para criá-los. Um arquivo PDF pode descrever documentos que contenham texto, gráficos e imagens num formato independente de dispositivo e resolução.
  • PNG: sigla para Portable Network Graphics, é um dos padrões mais recentes, com a sua primeira especificação tendo surgido em 1996. Seu desenvolvimento foi motivado, em parte, pela restrição de patente existente no formato GIF.
  • TIFF:  é uma sigla para Tagged Image File Format, e consiste em um formato muito utilizado em aplicações profissionais, como imagens para finalidades médicas ou industriais. Criado em 1986 pela Aldus, companhia posteriormente adquirida pela Adobe, também é muito aplicado em atividades de digitalização, como scanner e fax.
Já dentro dos formatos vetoriais temos, por exemplo o CDR, que é utilizado na extensão para os arquivos dos desenhos do CorelDRAW drawing file, e para o arquivos de dados Raw Audio-CD

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Le Modelos de Cor

Pixel
O pixel, do ponto de vista da informática, representa a mais pequena superfície homogénea constitutiva de uma imagem. A Formação desta palavra vem do inglês: de pic[ture] e el[ement].



Resolução de Imagem
A resolução de imagem traduz o nível de detalhe que uma imagem apresenta. O termo aplica-se a imagens digitais, imagens em filme e qualquer outro tipo de imagem. Quanto mais alta a resolução da imagem, maior é o detalhe e qualidade da mesma. Para se produzir imagens de alta qualidade, é importante compreender como é que os dados dos pixels da imagem são medidos e mostrados.
A resolução de imagem pode ser medida de várias formas. As unidades de resolução podem ligadas a tamanhos físicos ou ao tamanho total de uma figura.

Alta resolução Vs Baixa resolução













Profundidade de Cor
Profundidade de cor é um termo da computação gráfica que descreve a quantidade de bits usados para representar a cor de um único pixel numa imagem bitmap. Este conceito é também conhecido como bits por pixel (bpp), particularmente quando especificado junto com o número de bits usados. Quanto maior a quantidade da profundidade da cor presente na imagem, maior é a escala de cores disponível.



Tamanho do Ficheiro
O número de pixels ao longo da altura e do comprimento da imagem bitmap constitui as dimensões da imagem em pixels. O tamanho de uma imagem no ecrã é determinado pela dimensão do pixel da imagem, no acrescido do tamanho e definição do monitor.

                                                                    Modelos:
RGB- é a abreviatura do sistema de cores aditivas formado por Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue). O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos electrónicos como monitores de TV e computador, projectores, scanners e câmaras digitais, assim como na fotografia tradicional.
RGB

CMYK- é a abreviatura do sistema de cores subtrativas formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black (Key)).
 O CMYK funciona devido à absorção de luz, pelo fato de que as cores que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida. Este sistema é empregado por imprensas, impressoras e fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espectro visível, e é conhecido como quadricromia. É o sistema subtrativo de cores, em contraposição ao sistema aditivo, o RGB.
                                                                                   
CMYK
HSV- é a abreviatura para o sistema de cores formadas pelas componentes hue (matiz), saturation (saturação) e value (valor). O HSV também é conhecido como HSB (hue, saturation e brightness — matiz, saturação e brilho, respectivamente). Esse sistema de cores define o espaço de cor conforme descrito abaixo, utilizando seus três parâmetros:
  •    Matiz (tonalidade): Verifica o tipo de cor, abrangendo todas as cores do espectro, desde o vermelho até o violeta, mais o magenta. Atinge valores de 0 a 360, mas para algumas aplicações, esse valor é normalizado de 0 a 100%.
  •    Saturação: Também chamado de "pureza". Quanto menor esse valor, mais com tom de cinza aparecerá a imagem. Quanto maior o valor, mais "pura" é a imagem. Atinge valores de 0 a 100%.
  •    Valor (brilho): Define o brilho da cor. Atinge valores de 0 a 100%.

HSV

YUV- é um modelo de representação da cor dedicado ao vídeo analógico.Baseia-se num modo de transmissão vídeo de componentes separadas que utilizam três cabos diferentes para fazer transitar as informações de luminância (luminosidade) e dois para as componente de crominância (cor).

O parâmetro Y representa a luminância (ou seja a informação a preto e branco), enquanto U e V permitem representar a corminância, ou seja, a informação sobre a cor. Este modelo foi criado para permitir transmitir informações coloridas para as televisões a cores, garantindo que as televisões a preto e branco existentes continuavam afixar uma imagem em tons de cinzentos.Uma conexão YUV baseia-se habitualmente na utilização de três cabos RCA de cor verde, azul e vermelha:
Cabos YUV

Webgrafia:
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-https://raquellima16.files.wordpress.com/2010/11/resolucao.jpg
-https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEibZ6-jhJiP7LLTSKC_ynklMoF1bMlCqxkr7axu1PQGV5VmmR7pKa_7248tF3TnSZhDvGXybtXRiDoh9_Vi1kPll6dFG_l6DNOApPXOVW46HS89X2novwqrAXkqzITwL9KrhIajw1dUntQ9/s1600/im_03.png
-http://www.capoanionline.com.br/blog/wp-content/uploads/2014/03/OwnColor.png
-http://paginas.fe.up.pt/~ee03037/tmp/api11/imagem_resol.pdf
-https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/Pixel
-http://felisberto-bianca.blogspot.pt/2014/11/pixel-resolucao-profundidade-de-cor-e.html
-https://www.oficinadanet.com.br/imagens/conteudos/64/rgb.gif
-http://www.deskshare.com/lang/po/help/fp/CMYK_color-Model.png
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